» » Saiba como funciona o acesso por biometria

Saiba como funciona o acesso por biometria

Postado em 26 de Agosto de 2017 às 11:07:30

A tecnologia de biometria está presente em várias esferas ao redor do mundo. Seja para pagar contas, acessar quartos de hotéis, identificar seres, votar em eleições, investigar crimes, acessar parques de diversão nos EUA, entre outras funcionalidades.

Mas como ela funciona? Como é possível o acesso por biometria? Confira o post a seguir para entender melhor o assunto.


O que é biometria?


A palavra biometria nasceu a partir da junção dos termos bio (que significa vida) e metria (que significa medida), logo, podemos entender a biometria como: uma forma de mensurar as medidas do corpo humano com objetivo de diferenciar um ser do outro.

A biometria baseia-se basicamente na premissa de que o corpo humano possui características únicas, que podem ser usadas para diferenciá-los em quesitos como: digitais dos dedos, olhos (retina ou íris), palma da mão, voz, veias do corpo, reconhecimento da face, geometria das mãos, dentre outras coisas.


Como funciona o processo?


Normalmente, a partir de um aparelho específico para isso, você consegue implementar o acesso por biometria no seu negócio. Confira a seguir os três passos do processo:

- Captura: realização do cadastro, em que serão coletadas as amostras biométricas, sejam elas quais forem.

- Leitura: momento em que a pessoa insere seu dado biométrico, para que o aparelho analise sua identidade.

- Identificação: quando o aparelho analisa as amostras e cruza com seu banco de dados com objetivo de identificar a pessoa (ou barrar o seu acesso).


Vantagens do acesso por biometria


A tecnologia de biometria usada a favor da segurança eletrônica, seja ela comercial, industrial, residencial ou condominial, traz inúmeras vantagens para quem contrata. Veja a seguir alguns dos principais exemplos.

Acesso restrito para ambientes especiais: com o acesso por biometria você controla quem entra e sai de ambientes restritos, como departamentos de empresas, depósitos, salas de reunião e até mesmo a sua casa.

Dificuldade do risco de clonagem: as chaves podem ser clonadas, assim como sistemas invadidos, mas com a biometria fica praticamente impossível copiar os dados da natureza, sendo um acontecimento muito raro.

Custo-benefício que favorece o investimento: além do valor inicial para a compra de um equipamento ser baixo, sua manutenção é rara — sobretudo tendo em vista o processo de produção, matérias-primas de qualidade e o trabalho com os melhores fornecedores do mercado.

Formação de um banco de dados: com o acesso por biometria você consegue emitir relatórios e identificar quem estava presente em determinados ambientes em datas e horários específicos. Muito útil, não é?

E aí, gostou de conhecer como funciona a tecnologia de biometria? Ela é muito eficiente e entrega segurança total para os seus ambientes. Se quiser saber mais sobre nossas soluções, entre já em contato conosco!